Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por que ter um certificado de idioma

Por que ter um certificado de idioma? Tenha suas habilidades avaliadas honestamente por um terceiro. Pode ser difícil saber exatamente onde você está, especialmente se você for um auto-aprendiz. Ninguém gosta de tentar descobrir o quão grande é o seu vocabulário, ou passar por cima das gramáticas pela décima vez. Mas a avaliação pode ser uma importante verificação da realidade. Se você se autoavaliar em um nível alto, mas não conseguir passar em um exame de nível intermediário, isso significa que houve algumas lacunas no seu conhecimento que não foram detectadas por muito tempo.

Corrigir essas lacunas é crucial se você quiser realmente usar essa linguagem em sua vida, e isso fará de você um melhor aprendiz de idiomas em geral. Tenha uma resposta rápida pronta para perguntas sobre sua capacidade de linguagem “Quão bom é o seu português?” “Bem, eu posso ler sem muita dificuldade, mas é meio difícil para eu acompanhar as notícias – ah, e eu fiz uma homestay no Brasil há três anos …” “Qual é o seu nível japonês?” “Eu passei no exame JLPT N2 no ano passado.”

Qual dos cenários acima você gosta mais? Se você está em uma entrevista de emprego, uma resposta rápida e decisiva pode ser o que faz a diferença entre aceitação e rejeição. A presença de um certificado de idioma no seu currículo é a resposta mais rápida de todas.

Seja elegível para emprego, estudo ou imigração

Alguns locais estabelecem um limite rígido para aceitar candidatos com base em quão bem eles podem falar um idioma. Não importa quão boas sejam suas outras credenciais, você não está entrando nessa porta sem a prova de um determinado nível de idioma.

Na Alemanha, por exemplo, muitos programas universitários exigem prova de um nível C1. Universidades na China geralmente exigem quase o mesmo – em torno de um nível de HSK 5, para ser exato.

E se você quiser morar e trabalhar em outro país, provavelmente terá que demonstrar sua capacidade de linguagem com um certificado de algum tipo.

No Japão, se você conseguir passar o JLPT N1, você provará ao governo que é capaz de usar o japonês em um nível extremamente alto e funcionar facilmente no mundo dos negócios. Isso vai um longo caminho para conseguir um visto de trabalhador qualificado cobiçado.

5 dos certificados de idioma mais úteis do mundo

Abaixo estão cinco das certificações mais reconhecidas e úteis do mundo para idiomas. Estes não são, de forma alguma, todos os exames de idiomas existentes. Por isso, não se sinta perturbado se você não vir seu idioma de destino ou se estiver interessado em outras opções. Há muitos outros testes para avaliar a proficiência em idiomas, incluindo o DSH para alemão e o TOEFL para inglês, mas essa lista abrange uma ampla variedade de idiomas e deve ser útil para ver exemplos úteis do que está por aí.

JLPT

O Teste de Proficiência em Língua Japonesa mede a habilidade de N5 (básico) a N1 (avançado). Dizem que as pessoas que passam pela N1 têm a mesma habilidade lingüística de um graduado nativo do ensino médio. Ele é oferecido em centros de testes em todo o mundo, embora geralmente apenas uma ou duas vezes por ano. Existem três seções: Conhecimento de Linguagem (vocabulário e gramática), Leitura e Escuta. Você não precisará produzir nenhum ensaio escrito nem terá que participar de uma entrevista falada, mas não baixe a guarda. Apenas cerca de 30% dos candidatos, em média, passam no exame N1 todos os anos. Então, quando você tentar este certificado japonês, certifique-se de que você pode falar e andar pela caminhada.

DELE

Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira são administrados pelo Instituto Cervantes na Espanha como uma medida de proficiência em espanhol na Europa. Nos últimos anos, o Instituto Cervantes trabalhou com centros de testes no México para projetar um teste mais internacional conhecido como o SIELE, mas o DELE ainda tem uma forte presença. Existem mais de 1.000 centros de teste em todo o mundo! Quando você solicita o DELE, você precisa escolher um dos seis níveis do CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Idiomas) de A1 a C2 como seu nível de teste. Cada teste tem quatro seções que abrangem ouvir, ler, escrever e falar.

DELF/DALF

Assim como o DELE, esses dois exames são baseados na escala de proficiência linguística do CEFR. Se você se inscrever nos níveis de A1 a B2, você se inscreverá no DELF (Diplôme d’études en langue française). Nos níveis C, o nome simplesmente muda para DALF (Diplôme approfondi de langue française). Estes certificados franceses são organizados quase exatamente como o DELE em espanhol. Você simplesmente se inscreve em qualquer uma das centenas de locais em todo o mundo. A aprovação no exame C2 de francês não é uma caminhada no parque, mas, depois disso, você terá direito a todos os tipos de benefícios, como emprego na Francofonia, trabalho como professor ou tradutor e acesso ao ensino superior em francês.

HSK

O Hanyu Shuiping Kaoshi, ou “exame de proficiência em mandarim”, é bem conhecido em toda a China. Existem seis níveis do teste, variando de conhecimento de apenas algumas centenas de palavras e caracteres a muitos mais. Ao contrário de alguns outros exames, existem listas de vocabulário disponíveis gratuitamente para cada nível. Também não há nenhuma seção de fala – você tem que se inscrever para o exame de fala HSK separado se você quiser comprovar a proficiência oral chinesa. No entanto, depois de passar no HSK 5, você poderá participar de aulas de chinês comuns, com falantes nativos. E no HSK 6, você não terá problemas para ler ou entender chinês que você vê e ouve ao seu redor todos os dias.

TELC

O European Language Certificates (TELC) é uma organização alemã que oferece uma variedade de idiomas e certificados para escolher. Para os principais idiomas do mundo, como inglês e espanhol, você poderá participar de exames com classificação em qualquer um dos níveis do CEFR. Outras línguas, como o árabe ou o polaco, são igualmente importantes, mas ainda não têm um exame unificado como o DELE ou o HSK. Neste caso, o TELC também oferece uma seleção limitada de exames no nível intermediário que podem servir como uma importante referência para suas habilidades. Os exames são realizados em milhares de centros de teste em todo o mundo, e os resultados são aceitos como válidos em muitos lugares. Como empresa alemã, a TELC trabalha em estreita colaboração com os governos e empresas nas regiões de língua alemã da Europa – por isso, se você deseja estudar ou fazer negócios nesses locais, o TELC pode ser uma opção perfeita para você.

Receba Dicas e Aulas Gratuitas por Email

Sobre nós

A 4 Life Idiomas é uma Escola de Idiomas Online para aulas particulares sob agendamento e Curso de Inglês Online.

ajuda

  • contato@4lifeidiomas.com