Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como exercitar o inglês sem sair do Brasil?

Mais difícil que aprender uma nova língua, é mantê-la atualizada nas nossas cabeças. Todo mundo sabe que não adianta queimar as pestanas estudando inglês por um ano inteiro se você perder completamente o contato com a língua depois, porque um idioma, como qualquer outra coisa que se aprende, é “esquecível” e, por isso, devemos sempre revisar o que aprendemos e manter a prática.

A grande questão é: como exercitar meu inglês todos os dias sem sair do Brasil? A resposta é muito simples, aprender uma língua se trata de imersão, por isso entre no universo desse idioma através, principalmente, das artes e da cultura. Vou explicar melhor.

: Mude a língua dos seus dispositivos eletrônicos, sejam eles seu celular, tablet, computador ou videogame. Coloque em inglês os aplicativos que você mais usa, os jogos e os sites que mais acessa. Mesmo que você não entenda tudo de primeira, acostume-se com o idioma nas coisas que usa no dia-a-dia e, com um tempo, verá que aprendeu ou relembrou muito vocabulário.

2º: Desafie-se a ler livros e assistir filmes em inglês, de preferência os que você já conhece. Com ajuda das legendas em inglês no início ou de dicionário se for necessário, procure rever e reler coisas na língua inglesa ou até tentar coisas novas. Pergunte-se sempre: “eu estou entendendo tudo que estou lendo/ouvindo?” e se não for o caso, concentre-se em entender a maior quantidade de palavras possível, muitas vezes chegando aos seus significados por dedução.

3º: Se for pesquisar algo, pesquise em inglês. Se bater a necessidade de procurar um “passo a passo”, uma notícia ou pesquisar sobre alguma personalidade, por mais banal que seja, faça-o em inglês. Mesmo que você só queira relembrar os trabalhos de um ator ou procurar uma receita, transforme em um HÁBITO sempre fazer pesquisas em inglês. Você verá geralmente há mais informações em inglês na wikipedia, por exemplo, que em português.

4º: Curta páginas em inglês, acompanhe sites internacionais de notícias, blogs de bem estar e saúde, se inscreva em canais de humor, seja qual forem seus interesses, encha seu feed de posts que te interessam em inglês. Quando menos perceber, você passará do inglês para o português sem perceber que mudou de língua.

5º: Quando estiver lendo algo em inglês, leia em voz alta. Isso ajudará a treinar a pronúncia além do vocabulário. Se tiver dúvida de como se pronuncia algo, pesquise; o mesmo para caso não conheça o significado de alguma palavra.

6º: Fale sozinho, pense em inglês, finja que está explicando algo óbvio para um americano. Tente descrever suas ações enquanto as faz e justificar o que está fazendo em inglês. Pode parecer loucura, mas isso vai melhorar muito a sua fluência, e com um tempo também se tornará um hábito. Lembre-se que não basta conhecer as palavras, é preciso saber usá-las para formular frases.

Se seguir estes passos com o inglês ou qualquer outra língua, você verá como ficará muito mais familiarizado com o idioma e evitará ficar “enferrujado”. Fazer um curso de férias na 4Life também é uma ótima ideia para avaliar seu inglês e revisar de vez em quando.

Good luck!

Inglês Dog

Receba Dicas e Aulas Gratuitas por Email

Sobre nós

A 4 Life Idiomas é uma Escola de Idiomas Online para aulas particulares sob agendamento e Curso de Inglês Online.

ajuda

  • contato@4lifeidiomas.com